No artigo "O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E O ENSINO MÉDIO" os professores Ronaldo da Silva Busse, UERJ/USS – ronaldobusse@yahoo.com.br e Flávia dos Santos Soares, IST (FAETEC) /USS – fsoares.rlk@terra.com.br, questionam “Por que não preparar esses alunos no Ensino Médio, com a inclusão de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral, com estratégias que contemplem a interdisciplinaridade e tornem mais amplo o aprendizado dos conteúdos?” tendo em vista que os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação Escolar da Educação Básica) demonstram que os alunos apresentam muitas dificuldades em operacionalizar procedimentos matemáticos básicos. Neste artigo eles tratam de três aplicações do Cálculo no Ensino Médio, sendo duas delas na Matemática e uma na Física.
.
Bom isso é realmente verdade noto isso em meus filhos e em seus amigos, ja tem muitas dificuldades hoje em dia que ja passaram pelo ensino medio de fazer calculos matemáticos simples, e alguns amigos de meus filhos fizeram os estudos em escolas particulares. A matemática esta muito deixada de lado, talvez agora com a olimpiada matemática possa incentivar as pessoas a valorizarem.
ResponderExcluirAssunto bem complexo.
Abraços
Oi Dolores,
ResponderExcluirInteressante sua idéia.
Fiz curso de Licenciatura e Bacharelado em Química e durante minha formação tive disciplinas como Cálculo Diferencial, Cálculo Integral e Cálculo Vetorial. Penso que são as mesmas que te referes no texto. Confesso que não foi nada fácil para mim aprender e conquistar a aprovação nestas disciplinas. De repente, é uma estratégia trabalhar alguma situação com essas disciplinas no Ensino Médio como forma de familiar os alunos com essas áreas. Lembro-me da faculdade onde nós alunos tínhamos um terrível medo pelas disciplinas de cálculo. Forte abraço
Oi, Dolores!
ResponderExcluirA indicação do filme "Uma mente brilhante." é fantástica, eu mesma já perdi as contas de quantas vezes assisti. Suas estratégias para suporte e apoio nas aulas de física e matemática, estam ótimas.Bjs. Aninha.